quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Opções





EUA: Imprensa ignorou crises humanitárias - Médicos Sem Fronteiras

Nova Iorque, 20 Dez (Lusa) - Os grandes títulos da imprensa norte-americana deram eco, este ano, à vida das celebridades, às presidenciais de 2008 e à guerra do Iraque mas ignoraram as principais crises humanitárias, como as da Somália e do Sri Lanka.
De acordo com a organização não governamental Médicos Sem Fronteiras, os meios de comunicação social dos EUA não noticiaram a violência, o drama dos refugiados e as doenças na República Centro-Africana, Somália e Sri Lanka.
Os conflitos humanos na Birmânia, Zimbabué, República Democrática do Congo, Colômbia e na Chechénia e as vítimas da tuberculose e da má nutrição infantil foram também "esquecidos" pelos media norte-americanos.
"Com certeza que muitos órgãos de comunicação social noticiam o que se passa nas zonas de conflito em todo o mundo", afirmou Nicolas de Torrente, director-executivo da delegação dos Estados Unidos da Médicos Sem Fronteiras.
"Mas milhões de pessoas presas na armadilha da guerra, obrigadas a deixarem as suas casas e privadas de cuidados médicos básicos não têm a mesma atenção", sustentou em comunicado.
Desde 1998, ano em que a organização não governamental se insurgiu contra a fraca cobertura noticiosa da imprensa norte-americana sobre a fome no Sudão, que a Médicos Sem Fronteiras revela a sua apreciação sobre a informação nos EUA.
ER.
Lusa/Fim

Sem comentários: